Ghostwriter

Você conhece esse profissional?

O ghostwriter, ou escritor fantasma, em português, é um redator que escreve textos por encomenda e não se assume como autor. A autoria desses textos é assinada pela pessoa que idealiza o projeto, de modo que todo o trabalho que envolve a construção do texto fica a cargo do escritor anônimo — entrevistas, pesquisas, seleção de informações, argumentação, técnicas de escrita e estilo, entre outros. Esse profissional é valorizado principalmente por ter domínio da escrita e da produção de textos, por saber dissertar sobre assuntos variados sob diferentes perspectivas e por ter boa bagagem literária.

Se de um lado existe uma ideia para publicação ou rascunhos de uma vida inteira guardados na gaveta, de outro lado existem leitores ansiosos por conteúdos relevantes e de qualidade. Porém, às vezes falta tempo, disposição ou mesmo habilidade técnica a quem deseja escrever um livro. É nesse ponto que entra o ghostwriter, aquele que materializa a ideia do autor, que escreve seus pensamentos, que dá projeção à sua voz.

A demanda por esse tipo de serviço tem se tornado cada vez mais comum. Muitas pessoas que conquistam popularidade na mídia, como influenciadores, empresários, políticos e figuras públicas, têm o desejo de consolidar suas histórias com a publicação de livros. Há também pessoas desconhecidas que querem registrar a própria biografia, as histórias de família, suas lutas e suas conquistas, mesmo que não tenham o objetivo de vender, mas apenas para preservar suas memórias ou tradições para as gerações futuras.

Para realizar um bom trabalho, o ghostwriter precisa ter habilidades para além da escrita impecável. Esse profissional precisa ter ouvidos atentos e olhar perspicaz, além de uma sensibilidade transcendental. Caso contrário, a alma do autor jamais será captada e suas ideias estarão fadadas a uma simples transcrição de palavras, o que geralmente empobrece a sua imagem e torna a sua obra banal.

Devido à escuta aperfeiçoada pelos estudos de Psicologia e à escrita aprimorada por reflexões linguísticas e práticas literárias, inclusive na docência, desenvolvi um olhar diferenciado sobre a produção de textos. Meu trabalho, enquanto ghostwriter, não se resume a escrever um mero material para publicação, pois as técnicas de entrevistas, a investigação de arquivos e a reconstrução de memórias conferem substancialidade aos textos. Em síntese, o produto que entrego é sempre singular: o que prevalece em cada livro é a personalidade do autor que o assina, seu estilo de comunicação, seus maneirismos, suas ideias, sua essência, mas sem descuidar dos preceitos linguísticos.

A ética e o rigor contratual garantem sigilo sobre os textos que escrevo como ghostwriter, o que me impede a divulgação do nome de autores e títulos. No entanto, você pode conhecer um pouco do meu trabalho e do meu estilo de escrita na aba Poemanchete, onde publico crônicas, contos, reflexões e poemas autorais.

Coloque a sua ideia em prática. Clique no botão abaixo e me envie uma mensagem. Vamos começar a escrever a sua história! 

Enviar mensagem